quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Saúde vocal – Aprenda a cuidar de sua voz!


    Muitas pessoas possuem uma maior suscetibilidade a sintomas vocais, como a rouquidão, cansaço vocal e outros. Geralmente essas pessoas possuem uma menor resistência vocal, o que não necessariamente é causado por uma lesão de prega vocal (corda vocal), pode ser apenas uma sensibilidade. 

    Porém, é importante ressaltar que as pessoas que possuem lesão na prega vocal possuem uma menor resistência vocal. Então se você possui com freqüência sintomas vocais, cuidado! É melhor você procurar saber se há alguma alteração por traz desses sintomas, e assim saber o que fazer. Procure um otorrinolaringologista e explique a situação de forma detalhada, ele indicará os exames necessários e se for o caso o encaminhará para um tratamento fonoaudiológico.
    Se você tem tido casos de rouquidão frequente, como um ou mais a cada dois meses, é importante investigar o que está acontecendo. Ou se sua rouquidão dura mais de 15 dias, também é importante investigar. Vá ao médico.
    Um grande vilão da voz é o abuso da mesma. O que isso significa? Gritar com frequência, falar mais alto em locais barulhentos, exagerar nas gargalhadas, imitar vozes de cantores de forma forçada e sem preparo, pigarrear, tossir com freqüência, entre outros. Essas atitudes forçam a musculatura da laringe como um todo, fazendo com que haja um impacto prejudicial nas pregas vocais, gerando uma leve irritação e descamação na mucosa, e em outros casos lesões nas pregas vocais.
    Hábitos como pigarrear com frequência e/ou tossir exageradamente causam uma espécie de ciclo vicioso. Ou seja, essas atitudes dão a sensação de limpar a região da laringe, porém o impacto causado pelas mesmas aumenta a secreção de muco, fazendo com que novamente necessite pigarrear ou tossir para aliviar essa sensação. A melhor forma de diminuir a secreção do muco é a hidratação. Beber água durante todo o dia, de forma pausada, ajuda, e muito, o controle de secreção na região da laringe.
    Diante dessas informações, a melhor atitude a ser tomada é evitar os abusos, ou pelo menos diminuir significativamente suas ocorrências. Beber bastante água e procurar orientações de um médico especialista se os sintomas persistirem.

Um comentário: