quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Por quê complicamos tanto o amor?

    

O amor é o mais sublime dos sentimentos, mas também o mais perturbador de todos.
     Falta de amor próprio, carência, controle, necessidade de reconhecimento, sentimento de posse são outros nomes dados erroneamente ao amor. Mas porquê temos tanta dificuldade em amar, em doar amor e em recebê-lo? Porquê é tão complicado falar essa linguagem do amor sem esperar nada em troca?
     Essencialmente somos seres egoístas, caprichosos, voltados para o hedonismo(a busca incessante pelo prazer) e esquecemos que a felicidade não está em encontrarmos o amor no outro ou esperarmos que alguém nos complete, como se fôssemos seres aleijados à espera de um conserto pelas mãos do nosso par. O amor não serve para a resolução dos nossos problemas e nem caracteriza a "cola emocional" para as quebraduras da nossa alma. Só podemos amar o outro quando já somos capazes de nos amar e nos enxergar como alguém inteiro. É quando eu sei que eu não preciso de você para ser quem eu sou, que eu mais necessito de você para compartilhar a vida.
     Quando entendemos que partilhar a mesma jornada de vida com um outro alguém significa ser livre, então estamos prontos para viver um grande amor. O amor deve revelar o que há de melhor em mim, expondo-me a reflexão de minha personalidade e desafiando-me para superar minhas mazelas. Essa definição é bem 'clichê', mas na prática complicamos o amor porque esperamos demais dele!!! Amar e deixar viver, construindo uma relação saudável e nova a cada dia faz com que o amor seja transformado continuamente.
      Vamos amar e conhecer o amor, nos responsabilizando por nossas escolhas, sofrendo as perdas que ocorrem pelo meio do caminho e recomeçando a cada término de relação.
     O amor só pode durar enquanto mantivermos a beleza da nossa integridade e fidelidade pessoal!!!
      Ainda dá tempo de mudar velhos conceitos e procurar amar mais e melhor....Seja quem for(pais, irmãos, amigos, companheiros, etc) .....
      Um novo ano se inicia e temos menos tempo para continuar mendigando o amor, sofrendo em relações apodrecidas, esvaziados à espera do amor salvador... Aprenda a se amar e o amor será consequência do seu estado interior de contentamento com você mesmo!!!
      Viva hoje, seja feliz hoje, ame hoje!!! Deixe o amanhã para amanhã!!!
      Um Feliz VOCÊ NOVO!!!!
     
Por Rosa Silva -  Psicóloga Clínica do ESPAÇO LUMINA DE ATENDIMENTO INTEGRADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário