sábado, 31 de dezembro de 2011

Quando eu não quero ser ajudado!!!

  



      Mais um fim de ano chega e neste momento muitas pessoas se conscientizam do tipo de vida que viveram até aqui e do tipo de vida que não querem mais levar daqui para diante. Todos os anos nesta época, milhares de pessoas fazem promessas a santos, entidades, deuses, Deus, o diabo ou seja lá quem for para garantir um ano diferente do que passou. É tudo velho e acham que estão falando algo muito diverso do falado no fim do último ano: Preciso emagrecer, preciso casar, preciso de um carro novo, casa nova, novo emprego ou um emprego para quem não tem...enfim frivolidades... pois o que se precisa mesmo é de uma nova atitude frente à vida. Não sou contra o conforto, luxo ou bens materiais, mas acho inadmissível as pessoas buscarem isso para tapar um buraco dentro de si que nunca será satisfeito sem o auto(re)conhecimento de si.
     Antes falei que as pessoas buscam o amor fora de si, esperando serem completadas. Hoje quero falar das pessoas que buscam esses valores, mas não querem ser ajudadas, pois sair da zona onde se encontram detém muitos riscos e o principal deles é se descobrir.
     Na madrugada do último dia 25/12 depois das celebrações de natal, ao regressar para a casa, deparei-me com uma cena deveras inusitada e reflexiva: um cachorro tentando entrar numa oficina mecânica ficou preso nas suas grades, metade para dentro e metade para fora. Ao tentar achar uma saída para ele vi nos seus olhos um misto de medo(de mim) e raiva(dele por ter se enfiado nesta situação)...Sim, os animais também se comunicam conosco(falarei sobre isso em outra oportunidade!)... E ao invés deste aceitar minha ajuda, mordeu um dos meus dedos....Sim, eu permiti um contato tão íntimo!!! Com o dedo latejando e sangrando entrei numa divagação acerca de tantas vezes que encontrei-me exatamente nessa posição: tentando ajudar um ser que não quer ser ajudado.
     Psicologicamente vamos a cinco suposições:
     Eu não quero ser ajudado por vergonha da situação naqual me encontro;
     Eu não quero ser ajudado por orgulho e autosuficiência, pois acredito que posso sair dessa sozinho;
     Eu não quero ser ajudado porque tenho medo do tipo de ajuda que me será prestada e o preço que terei que pagar por isso;
     Eu não quero ser ajudado por acomodação, afinal já me adaptei à essa situação;
     Eu não quero ser ajudado porque acredito que ninguém possa me ajudar.







    Resumindo:NEM TODO MUNDO QUE PRECISA DE AJUDA QUER SER AJUDADO!!!!,
    A real ajuda vem quando você consegue dar uma descarga emocional em você mesmo, se esvaziando de todo lixo acumulado neste último ano para ver com transparência as áreas que você ainda precisará desinfetar e limpar no próximo. Então você poderá dar valor ao corpo quue tem e o que fará para deixá-lo mais agradável, surgirá a pessoa que será sua companheira de vida, o carro, a casa, o emprego, tudo fluirá, pois você agora se vê capaz de alcançar esses projetos!!! É tudo uma questão de esvaziar-se de energias erradas para que as corretas ocupem seu lugar!!1
    Que em 2012 não nos enchamos de promessas vãs, mas queiramos ser ajudados nas nossas maiores debilidades e desvios de caráter!!!
    Um bom ano e que Deus nos ajude a olharmos para dentro de nós com sinceridade!!!
Muita paz!!!

    Rosa Silva - Psicóloga do ESPAÇO LUMINA DE ATENDIMENTO INTEGRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário