segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Até que ponto sou um suicida?


 A definição de suicídio segundo a wikipédia é a seguinte:Suicídio (do latim sui, "próprio", e caedere, "matar") é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo.
     Portanto, se a pessoa não estiver fora de si pelo uso de alguma substância química ou alucinada devido a algum colapso mental, o suicídio é, na forma como usualmente conhecemos, um ato desesperado de  encon- trar uma saída de alívio para uma situação visivelmente sem saída.
     Definição interessante, mas quero abordar aqui um outro tipo de suicídio hoje. Falemos do suicídio metafórico ou suicídio inconsciente. Talvez muitos nem imaginem do que se trate, então vamos lá.
    Existem formas muito subjetivas, imparciais, imperceptíveis e sutis de se arrancar a própria vida.
    No consultório atendo muitos suicidas inconscientes e quem sabe você não se enquadre nesta definição.
    Quando eu alimento uma baixa auto-estima, me desmereço, aceito menos do que o meu real valor, tenho essa definição roubando minha vida e me colocando abaixo do padrão de vida que posso ter;
    Quando não sei lidar com os sentimentos que borbulham dentro de mim, escondo minhas carências e me abasteço na comida, independente do tamanho corporal desproporcional que atinja, tenho realmente uma arma apontada para minha cabeça pronta a disparar;
    Quando entro e saio de relacionamentos destrutivos, sendo esvaziado cada vez e nunca aprendendo nada para as próximas relações, estou saboreando uma doce sicuta em meus lábios;
    Quando passo anos e anos no mesmo "empreguinho", acomodado, resmungando que mereço algo melhor e no entanto, nada faço para provar meu potencial...sinto muito, mas estou em queda livre em um precipício;
    Quando a minha alimentação está errada(e sei disso), minha vida é sedentária(e posso fazer algo a respeito), não faço nenhum tipo de acompanhamento médico ou odontológico, a vida aos pouquinhos está se esvaindo entre meus dedos;
     Quando sexo demais, drogas demais, trabalho demais, compulsões demais e vida de menos aparecem, está na hora de reavaliar se estou desejando minha morte sem coragem de assumir tal verdade.
     Há vida demais pulsando em suas veias para você caminhar por esse ano dando valor aquilo que realmente não tem valor.
    Valorizo suas dores, lutas, amarguras, dificuldades, perdas e problemas, pois sou tão humana e tenho tantos problemas quanto você, mas se você continuar se arrastando pela vida sem fazer nada por você, tudo permanecerá da mesma forma daqui há 1 ano, 10, 20, 30 e se você viver até lá 50 anos!!!
    Pare e reflita: Insensatez é continuar fazendo as mesmas coisas sempre e esperar mudanças!!!
    Reaja para a vida e ela fará o movimento de conspirar ao teu favor.
    Mova-se e transforme seu mundo ou fique parado se matando lentamente... E tenho o dito!!!

Por Rosa Silva - Psicóloga Clínica do ESPAÇO LUMINA DE ATENDIMENTO INTEGRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário